24.7.11

Lição de uma pequena

Eu estava sentada na escada, esperando o tempo passar, esperando o dia acabar. Num dia de domingo, não é comum que pessoas completamente anti-sociais, assim como eu, tenham algo para fazer, ou tenham um lugar para ir. Com o anoitecer, a temperatura começou a diminuir, e a preguiça para vestir um agasalho me consumiu. Foi nessa minha luta interna, que eu as vi. Eram pequenas, andavam vagarosamente, e em fila. Formigas. Pequenas e frágeis formigas. Elas vieram buscar os restos do doce de leite que sobrou no chão. Para elas, eram muito pesados e, aparentemente, um resgate impossível. Primeiramente, cada uma tentou de várias formas, mas não tiveram força o suficiente. Logo depois, todas elas se uniram, num ato tão racional, que chegaram a me surpreender. Pela mesma fileira que chegaram, elas voltaram, com ar de vitoriosas, carregando aquele pedacinho de doce de leite. Meus caros leitores, vocês podem agora achar que é loucura minha, passar quase uma hora observando seres que, aparentemente, são tão insignificantes. Mas, eu estava as vésperas do resultado de um vestibular, e aquelas formiguinhas me ensinaram algo que nenhum ser humano conseguiu: determinação e paciência. Determinação, para saber o que você deseja fazer, quem você deseja ser, e correr atrás do seu sonho. Paciência, para saber esperar sua resposta, sem murmuração, sem ansiedade, sem pensamento pessimista. A resposta virá, no tempo certo, no lugar certo, e independentemente de qual seja, ela não terá sido a toa. É por isso que gosto das formigas, porque, apesar de serem pisadas e ninguém enxergá-las, elas possuem um potencial imenso, e uma linda lição de vida para nos ensinar: aquela de que, conseguindo ou não, o que importa é a sua determinação em tentar.

6 comentários:

  1. Olá!

    Uma lição para mim. Estou às portas do vestibular e me sentia exatamente assim - ansiosa, insegura, mal-humorada... esse texto veio na hora certa! As formigas são um excelente exemplo de paciência e superação. E depois nós é que somos os animas racionais...

    Abraços!

    Ana Carolina Nonato
    Seis Milênios

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, o seu texto esta muito bem escrito, e muito bom, o importante da vida é isso, aprender com as pequenas coisas, observar tudo, sem muita pressa e com calma.

    Muito lindo os seus textos.
    Abraço

    visite tbm:

    http://sentidoescondido.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. muito legal seu texto seu blog é d+ parabéns

    http://bestfakesnet.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Lillyan, os textos estão muito bons! Nunca mais te vi pelo msn, então o recado segue por aqui mesmo, se possível, dá uma olhadinha no blog, se gostar, segue ai! :)

    http://leeeosantana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, ótimo texto muito bem escrito, levarei sempre no pensamento um determinado trecho que li, e que acredito eu que seja fundamental para nossas vidas, conada para a minha!

    ResponderExcluir